Seguidores

segunda-feira, 3 de julho de 2017

A DOR DE UM PAIS ( COMO SEGUIR )

Excluir um presidente do cenario.  Resposta vaga.  Quem dita as leis que operam a dominação do poder ?
Por um fio suspenso, o pais paira.  Nutre-se da vontade ambigua de eleger, como se num vacuo escuro, abismo que se abra, solução a galope.  A ocupação de um cargo simboliza a retomada de funções coniventes, sem que esse pragmatismo seja orientado numa direção que, realmente, convença.
O que está em jogo é mais do que uma simples fórmula.  É a possibilidade de se cortar o status quo pela raiz, e fazer do processo político a verdadeira representação do anseio de uma patria.
E a pergunta se faz.  Quem é o povo que elege seus condutores.  O trabalhador explorado, já minguado em seus direitos desde sempre.  A classe media conservadora, ávida por personificar seus direitos.  Nos dera a elite usurpadora, expressiva em sua minoria, algoz e leviana.
Realidades múltiplas de um pais de proporções continentais, que não avalia a dimensão de suas grandezas.  Não conhece as vertentes de suas culturas, e se auto discrimina a cada ação praticada.
Roubemos o pão da boca dos menos favorecidos, pois morrer é tarefa facil.  Estimulemos dogmas religiosos que segreguem os homens, colocando-os no cárcere de sua propria mediocridade.  Deixemo-los ir aqueles que tiverem chagas, pois o inescrupuloso é o que segura o foice que estanca todas as gargantas.
Assim se faz um pais sórdido.  Onde a esperança de muitos é carta marcada para aqueles que visam o lucro.  Como gado esmagado, pele queimada, uivos de dor.  Caminha meu pais com a sensação compartilhada de que a morte não seja mais artigo de consumo.  Esta à solta e espreita, ceifando inocentes, minorias, cores, e varios outros matizes.  Só por estar.  Porque morrer vale a não dignidade do que nao é, minimamente, cuidado.
Meu pais abre os olhos, mas o grito ainda é abafado.  Seu coro merece vozes e determinação.
Para.  De vez enfrente a luta, porque a não produtividade é o martelo que espancará o rosto dos donos do poder.
Medo, pelo quê ?  Honra usurpada, fome nas bocas, prostituição a cada consentimento dado para que o caos permaneça.
Houvera sentido em falecer porque uma bala atingiu o inocente, carecesse perdão aqueles que não respeitam a carne, valesse a perjuria de promessas esfaceladas pelo caminho, seríamos todos um só.
Mas se lhes falta o leite, uma criança se vai, ou um trabalhador não é respeitado, no seu minimo direito de tentar ganhar a vida, as perguntas ficam sem resposta.
Por onde se exale, a dor existe, crédula, móvel e carente.  A desafiar o mundo dos homens com sua força e intensidade.
O caminho haverá, e será de luta.  Por uma dignidade perdida, e conscientização arrancada pelas vertentes do sofrimento.
Quando cada um se outorgue o direito de fazer valer sua voz, em proveito de uma vida digna.  Sons que não se calem, nem ao sopro de uma vela.
Ideais que, absolutamente, seguirão para ficar.  E honrar seu direito para com a propria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário